A Divisão de Segurança, Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida é o órgão vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PGP da Universidade Federal de Viçosa, competindo lhe as seguintes atribuições:
I. Planejar, coordenar e supervisionar as políticas referentes à saúde ocupacional, segurança e qualidade de vida dos servidores da Instituição;
II. Coordenar e executar as inspeções periódicas de segurança do trabalho na Instituição e assessorar a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas nos assuntos relacionados com a segurança, higiene e medicina do trabalho;
III. Propor, implementar e acompanhar programas de atendimento à saúde do servidor e a melhoria da qualidade de vida no trabalho;
IV Propor, implementar e acompanhar os programas de assistência social aos servidores, familiares;
V. Promover a criação de grupos de estudos, visando discutir e estabelecer novas propostas de ação na área; e
VI. Propor, coordenar e acompanhar programas voltados para o bem estar do servidor.
Neste sentido, a Divisão de Segurança, Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida é o órgão responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento das políticas referentes à saúde ocupacional, segurança do trabalho e qualidade de vida dos servidores da UFV.