Chefe do Serviço de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida – SSQ
Nosso objetivo é promover a saúde e o bem-estar dos servidores, desenvolvendo políticas de prevenção e programas voltados à qualidade de vida no ambiente de trabalho. Atuamos em diversas frentes, como o planejamento e implementação de ações educativas, a coordenação de projetos de preparação para aposentadoria e a realização de exames médicos e psicológicos. Em parceria com unidades administrativas e acadêmicas, buscamos garantir um ambiente saudável, por meio do acompanhamento contínuo dos servidores e intervenções técnicas, promovendo a saúde ocupacional e a reabilitação profissional.
CONTATOS
Telefones: (31) 3612-2236 / 2237 / 2238
E-mail: saudeocupacional@ufv.br
I. Desenvolver e implementar políticas de prevenção e melhoria da qualidade de vida do servidor.
II. Planejar, implementar e coordenar projetos de qualidade de vida no trabalho, preparação para a aposentadoria, dentre outros, através programas de prevenção, ações educativas e intervenções técnicas, estabelecendo parcerias com as unidades administrativas, acadêmicas, associações, sindicatos e demais órgãos.
III. Proceder ao acompanhamento dos servidores que participam dos programas desenvolvidos pelo serviço.
IV. Acompanhar processos de avaliação médica.
V. Atender, avaliar, acompanhar o servidor e proceder à realização de parecer social.
VI. Atender, avaliar, acompanhar o servidor e proceder à realização de exames psicológicos para processos admissionais e demissionais.
VII. Atender e acompanhar o servidor, com o objetivo de subsidiar processos de readaptação funcional, incluindo orientação de procedimentos rotineiros e encaminhamento à nova unidade.
VIII. Coordenar e executar o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional/P.C.M.S.O., periodicamente, nos setores da Instituição, com o objetivo de promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores.
IX. Coordenar e executar exames admissionais, periódicos, demissionais, da capacidade laboral, de retorno ao trabalho, de reabilitação profissional e reversão de aposentadorias.
X. Auxiliar a JMO nos casos de aposentadoria por invalidez e afastamentos recorrentes no estudo e emissão de pareceres sobre o nexo causal.
XI. Identificar , analisar e propor ações aos fatores relacionados a condição do trabalho e sua organização nos setores que apresentarem demandas, em parceria com o Serviço de Higiene e Segurança do Trabalho.
XII. Identificar, analisar, encaminhar para tratamento e acompanhar os casos de servidores com problema de dependência química em parceria com o SPS.
XIII. Planejar, implementar e coordenar projetos que contemplem programas de prevenção e controle em saúde ocupacional.
XIV. Coordenar o programa de reabilitação profissional, com o objetivo de propiciar o retorno do servidor afastado do trabalho.
XV. Elaborar laudos de concessão de adicional de insalubridade para os casos em que não se conseguir eliminar os agentes de risco ocupacional.
XVI. Auxiliar a medicina do trabalho na avaliação da capacidade laboral.
Anna Lígia Cabral da Rocha
Arieta de Jesus Felisberto
Carolina de Mendonça Brandão Pinto
Cristiane de Figueiredo Vasconcellos
Débora do Val de Souza
Diana Paula Santos Rocha
Flávio Pacheco Temponi Ribeiro
Maria Alice Lopes Coelho Bressan
Thaisy Alves Amorim
Valter Gomes